terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brax

O PERSONAGEM




















Brax é o Braquiossauro (na verdade é um Giraffatitan) da série "Mesozóico Zoado". Apresenta um sério problema de perda de memória recente e ainda sofre ás vezes de transtorno bipolar. A "soma" desses dois problemas torna Brax um dinossauro chato (mas hilário), como pode ser visto aqui. Ou seja, ele se apresenta normal dado momento e de repente entra num transe rápido; logo em seguida muda tanto o que estava dizendo quanto o próprio comportamento... E mais: Para ele, Pinhoso é o seu melhor amigo, para a infelicidade do mesmo...
E pelo fato dos saurópodes possuírem cérebros pequenos, não se admira o fato de Brax possuir esse problema.

O ANIMAL REAL























O Braquiossauro ("lagarto braço") tinha o comprimento de uma quadra de tênis, a altura de um prédio de três andares e o peso de dez elefantes, foi um dos mais pesados e maiores dinossauros que já passaram pela Terra.

Com seu pescoço que media 10 metros o Braquiossauro podia alcançar árvores mais altas e arrancar as folhas, levando vantagem sobre outros herbívoros. Para poder crescer e se movimentar, o Braquiossauro precisava se alimentar constantemente. Acredita-se que ele comia cerca de duas toneladas de plantas por dia.

Ao contrário da maioria dos dinossasuros, suas patas dianteiras eram maiores que as traseiras. Possuía um coração muito forte para bombear o sangue pescoço acima, até o seu cérebro. Alguns cientistas acreditam até na hipótese do Braquiossauro possuir dois corações para executar essa tarefa. Ele foi descoberto em 1900 no colorado, EUA - denominado Brachiosaurus altithorax - , mas viveu também na Argélia e Tunísia. Há também uma espécie africana, com o nome científico de Giraffatitan brancai, que possui o esqueleto mais completo já encontrado - e de quebra o mais alto já montado - estima-se que braquiossauros africanos chegassem a até 15 metros de altura!

O aspecto do personagem Brax foi tomado por base na espécie de Braquiossauro conhecida hoje como Giraffatitan brancai. Dois detalhes interessantes que foram mantidos no desenho desse animal são as narinas elevadas no topo da cabeça e as patas dianteiras maiores que as traseiras.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário