domingo, 29 de maio de 2011

Tropa R.A.P.T.O.R

O personagem














Répteis Aptos ao Predatismo Total de Outros Répteis é o significado da sigla da tropa R.A.P.T.O.R. O estranho bando é composto por diferentes espécies de raptores que, por não conseguirem ser eficientes caçadores em seus respectivos bandos, formaram esse grupo, que também não é lá muito eficiente nas caçadas... Liderados por Velox (Velociraptor), o bando é composto pelo retraído Dromeu (Dromaeosaurus), o desajeitado Uta (Utahraptor), o insano Rape (Velociraptor) e o aloprado Nico (Deinonychus).

A espécie real
















A família Dromaeosauridae engloba dinossauros como Velociraptor, Dromaeosaurus, Utahraptor, Deinonychus e Saurornithoides. Eles possuíam os olhos nas laterais da cabeça, contendo uma visão frontal, o que lhes dava um amplo ângulo de visão. Dessa forma podiam calcular muito bem a distância entre eles e a presa e, consequentemente, atacar com mais eficiência. Alguns estudos recentes, inclusive, indicam que devido ao tamanho das órbitas oculares, a maior parte dos Dromaeossaurídeos provavelmente foi composta de criaturas de hábitos noturnos.

Suas "garras retráteis" eram grandes e, por caçarem em bandos, podiam abater presas bem maiores do que eles próprios. O quinto dedo do pé possuía uma garra extremamente grande e curva (sendo maior no Deinonychus) e conseguia rodar num ângulo de 90º, mas, ao contrário do que se pensava anteriormente, eles não usavam sua garra do quinto dedo para retalhar a vítima, mas sim para perfurar partes vitais desta, como a traquéia, por exemplo.

Cada um dos raptores da Tropa R.A.P.T.O.R representam espécies que realmente existiram, embora algumas não tenham vivido na mesma época nem no mesmo ambiente. As características principais dos animais, como as plumas e a garra do quinto dedo do pé, foram reproduzidas nos personagens.

APARIÇÕES NA SÉRIE

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vinheta excluida do Mesozoico Zoado

A divulgação da série Mesozoico Zoado começou á todo vapor no final do ano de 2009, que inclui o famoso video do Brax cantando Macarena. Originalmente, começou a ser desenvolvida a vinheta da série no Paint, onde seria apresentado nome por nome dos personagens, porém ela não havia ficado tão boa assim e por isso foi substituida pela bem sucedida vinheta "nonsense" que inicia hoje todo episódio da série.

Mas enfim, nem tudo foi perdido. Parte da vinheta que seria usada na série Mesozoico Zoado está logo aí abaixo e pode ser assistida em primeira mão:





domingo, 15 de maio de 2011

Tap e Tup

O Personagem











Tap e Tup são Paquicefalossauros irmãos extremamente insanos, cujo único passatempo, praticamente, é ficar chocando a cabeça um com o outro, mesmo não fazendo isso de forma correta e, digamos, competente. Os mesmos, apesar de doidos, reconhecem isso e justificam esse fato alegando que a cabeça deles é tão grossa que o cérebro é só titica. Ou "titilca", como eles costumam dizer.

O Animal Real














Os primeiros restos de fósseis dessa espécie de dinossauro foram encontrados nos EUA e Canadá, em meados do século passado. O que mais impressionou os estudiosos foi a extraordinária espessura do crânio desses animais, com quase 25cm. Seu focinho era coberto por ferrões ósseos. O Paquicefalossauro andava ereto e usava a cauda para se equilibrar quando parado.

É raro encontrar crânios completos nos achados de dinossauros, pois estes eram leves e se decompunham com maior rapidez antes de virar fóssil. No caso do Paquicefalossauro, "lagarto cabeça-dura", o crânio de conservou muito bem, devido justamente a sua forte espessura.

Segundo os cientistas, o Paquicefalossauro poderia ser considerado uma "cabra montanhesa" do seu período, pois vivia e montanhas em pequenos rebanhos. Alguns acreditam que para decidirem quem mandaria no lugar, Paquicefalossauros teriam lutado entre si, participando de concursos de bater cabeça, mas essa teoria já foi superada, pois sabe-se que, sendo o topo cabeça do Paquicefalossauro perfeitamente redondo, seria praticamente impossível um dos crânios não se deslocarem quando os dois animais desse porte e nessa velocidade colidíssem; neste caso, o crânio do oponente atingiria a região dos olhos ou focinho, que é muito frágil, levando à um ferimento muito grave ou até mesmo a morte.

Provavelmente, caso estes animais lutassem mesmo, usariam seus crânios para acertar a barriga ou o peito do adversário, deixando-o sem fôlego e vencendo a batalha.

O aspecto dos paquicefalossauros Tap e Tup é baseado nos fósseis da espécie Pachycephalosaurus wyominggensis. O ato de dar "cabeçadas" é inspirado na concepção tradicional das lutas entre os Paquicefalossauros, e o fato de nem sempre fazerem isso com eficiência é baseado na hipótese de que esses dinossauros talvez não dessem "cabeçadas" uns com os outros.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

sábado, 14 de maio de 2011

Glú

O Personagem





















Theriz, mais conhecido pelo apelido de Glú (por parecer um perú gigante com garras), é um dinossauro incomum, não só pelas garras das mãos extremamente grandes (que é típico de sua espécie; não é falta de higiene), mas pela mania de limpeza do mesmo. O seu passatempo predileto é varrer e deixar tudo limpo, nem que seja pra limpar titica de dinossauros maiores que ele. Ele jamais cortou as unhas das mãos, porém cuida delas muito bem, e periodicamente "lixa" as unhas dos pés... Apesar de toda essa mania de limpeza, Glú é casado e tem até um filho que não aprova muito a mania do pai.

O Animal Real




















O Therizinossauro cujo nome significa "lagarto Foice" foi um espetacular dinossauro com até 12 metros de comprimento (com o pescoço esticado e corpo ereto podia atingir a marca espetacular de 10 metros de altura) e garras gigantescas, provavelmente as maiores do Reino Animal.
O esqueleto de Therizinossauro foi descoberto em 1979 por uma Expedição Paleontológica da Mongólia, no Deserto de Gobi na Mongólia. Como a maioria dos animais viventes eles gastavam muito tempo se alimentando mais que em qualquer outra atividade. Eles enganchavam nas folhagens pacientemente com seus membros dianteiros, e os puxava para sua boca. É muito provável que dobrando seus membros dianteiros, o peso que suas patas traseiras suportava dobraria e ocasionalmente ocorreria fratura mais facilmente. Uma ótima habilidade para desfolhear permitiu que o Therizinossauro ocupasse um nicho ecológico inacessível até então para os herbívoros contemporâneos. Também foi especulado que eles usariam suas garras para coletar e alimentar-se de raízes. Pesavam aproximadamente 3,3 toneladas só os seus braços mediam quase 2 metros de comprimento! Na verdade o Therizinossauro era um carnívoro que se tornou herbívoro, por isso possuí garras de carnívoro e corpo, ainda em processo de adaptação, de herbívoro. Há indícios de que ele deveria possuir penas no corpo.
Diversos ovos de Therizinossauro foram encontrados fossilizados e demonstram claramente como seria o corpo deste estranho e belo animal.

O personagem Glú talvez seja uma das poucas representações de Therizinossauro em desenho animado. Os principais detalhes anatômicos da espécie Therizinosaurus cheloniformis, bem como as enormes garras e o corpo coberto de penas, podem ser vistos no personagem.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

Minignato

O Personagem
















Minignato é o menor dinossauro da série "Mesozóico Zoado". Ingênuo e do tamanho de um frango, esse Compsognato é extremamente imaturo, agindo todo tempo como uma criança de 3 anos, embora seja na verdade um dinossauro adulto. Ou deveria ser. A sua ingenuidade quase já o fez virar comida de terópode esfomeado, somente a sorte é que consegue o livrar de algumas enrascadas, pois se dependesse dele...

O animal real
















O Compsognato cujo nome significa " queixo bonito " foi descoberto na Alemanha, em 1850. Tinha as mãos pequenas, com apenas dois dedos munidos de garras. Os pés se apoiavam e três dedos e as duas pernas longas e finas, que com certeza o ajudavam a se locomover com rapidez e agilidade quando perseguia a presa. Alguns ossos de lagarto que os cientistas encontraram em sua barriga revelaram a alimentação do compsognato.
Antes do Compsognato existiu um dinossauro chamado Procompsognato. Ele era extremamente parecido com o ele, embora fosse maior, com cerca de 1 metro de comprimento e 10Kg.
É um dos menores dinossauros encontrados até hoje, tendo apenas 74 centímetros de comprimento. Apesar de seu tamanho, era um carnívoro voraz, da família Coelurosauridae, um terópode.

O nome do Minignato foi um trocadilho feito com o nome da espécie a qual representa. Embora de forma caricata, os principais detalhes do Compsognato, como os dois dedos das mãos com garras, foram mantidos no personagem. A espécie que serviu de inspiração foi o Compsognathus longipes.

APARIÇÕES NA SÉRIE: