terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Serpente Emplumada

O personagem



Serpente emplumada é o "vilão" da série "Mesozoico Zoado". Extremamente sádico e maquiavélico, possui um desejo absurdo e tenebroso: congelar todo o planeta Terra para exterminar todas as espécies, fazendo os pterossauros as únicas criaturas do planeta e, claro, com a Terra congelada, também ter um estoque inesgotável de peixe congelado. Para tal plano, esse Quetzalcoatlus conta com um comandante e um exército de Tropeognathus, prontos para obedecê-lo. Na série, seus planos sempre acabam sendo frustados por Tirano e Rex (e ás vezes pelos demais personagens também), não que seja de propósito...

O animal real



O Quetzalcoatlus foi um pterossauro que viveu na América do Norte, durante o Cretáceo superior (84-65 milhões de anos). O seu nome deriva do deus asteca Quetzalcoatl, uma serpente alada. O Quetzalcoatlus pertencia à família Azhdarchidae, de pterossauros sem dentes, e foi o maior animal alado da história geológica da Terra, com cerca de 15 metros de envergadura alar para um peso de 200 quilogramas. Outra característica deste animal era o longo pescoço. Os primeiros fósseis de Quetzalcoatlus foram descobertos no Texas por Douglas A. Lawson, em formações cretácicas. Até então, o recorde de envergadura para um animal alado pertencia ao Pteranodonte, outro pterossauro, com cerca de 10 metros. O Quetzalcoatlus veio aumentar este valor. Outros fósseis encontrados, do mesmo gênero, sugerem envergaduras ainda maiores, na ordem dos 18 metros, mas estes não se encontram bem preservados e a comunidade científica permanece céptica quanto a estes valores. Através dos esqueletos conhecidos de Quetzalcoatlus, não está claro qual seria o seu modo de vida e foram propostas diversas interpretações. As mais coerentes sugerem um tipo de vida semelhante às garças, marabus ou ainda como os bicos-de-tesoura, embora estudos indiquem que fosse como as cegonhas atuais. O Quetzalcoatlus desapareceu na extinção K-T, juntamente com os restantes pterossauros e com os dinossauros.

O nome do personagem, Serpente Emplumada, deriva justamente do significado do nome da espécie, emprestado do deus asteca Quetzalcoatl. Uma diferença do animal real para o Serpente Emplumada são os dentes, já que o animal real era desdentado e no desenho ele possui uma dentição similar á do pterossauro Ornithocheirus. De resto, o personagem segue exatamente as proporções reais da espécie, bem como o provável andar quadrúpede da mesma.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Juan, os videos da série são complicados de serem feitos, animação parece fácil mas demanda MUITO tempo e trata-se de algo que faço sem fins lucrativos, não tenho nenhuma ajuda de custo para tal. Tenho portanto outros afazeres além de animar essa série. No entanto, antes do natal quero lançar um vídeo novo, mas peço paciência para você pois os episódios demorarão de 3 a 4 meses para serem produzidos.

      Espero que compreenda. Fico muito grato por gostar da série mas por favor, sem cobranças, ok? Abraços

      Excluir
  2. qual programa vc usa pra fazer esses desenhos dos personagens assim ?

    ResponderExcluir
  3. qual programa vc usa pra fazer esses desenhos dos personagens assim ?

    ResponderExcluir
  4. Здраствуйте Мистер Родриго!!!

    ResponderExcluir
  5. vendo em 2021 dá pra perceber q o blog está em ruínas

    ResponderExcluir