quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ankylos

O Personagem














Ankylos é um anquilossauro que gosta de se sentir útil e que ás vezes nem percebe exatamente o grau de periculosidade que a sua cauda em forma de clava proporciona (ele já tentou usá-la para desengasgar dinossauros, massagem, etc... sem muito sucesso). Além disso, ele sabe que sua armadura blindada e a sua cauda-clava lhe garantem uma exelente defesa contra tiranossauros famintos; justamente por isso ele se gaba de seu poder de autodefesa.


O Animal Real

http://thomas.thomlex.com/dinosaurs/ankylosaurus.jpg


O Ankylosaurus apareceu no fim da idade dos répteis e era um dos maiores dinossauros couraçados. Os conhecimentos a seu respeito são limitados porque existem poucos fósseis completos, mas era um dos dinossauros mais comuns.

O Ankylosaurus possuía o corpo gordo e arredondado suportado por quatro patas curtas. Este animal não ultrapassava 1,5 metros de altura e era duas vezes mais largo do que alto. As espessas placas ósseas encastradas na pele cobriam-lhe todo o cimo do corpo e estavam dispostas no dorso, no sentido da largura. A cabeça, a face e as pálpebras também eram couraçadas. Possuía fileiras de pontas ao longo do dorso e cornos na traseira da cabeça. A cauda terminava numa grande maça composta por excrescências ósseas aglomeradas.

O Ankylosaurus devia passar a maior parte do tempo se alimentando. Quando atacado, defendia-se com a maça caudal, mas antes disso avermelhava a pele graças a um afluxo de sangue, num sinal de aviso para o adversário. Ele tinha patas curtas e alimentava-se de vegetação baixa, que não ultrapassa os 2 metros de altura. Agarrava-a com o bico e puxava-a. Amassava os alimentos com a grande língua antes de os engolir.
A maça na extremidade da sua cauda era composta por duas ou mais placas ósseas soldadas numa pesada bola. A parte superior da cauda era rígida e reforçada por tendões ósseos que lhe dava ainda mais potência.

A carapaça do personagem Ankylos foi inspirado nas ilustrações tradicionais de Ankylosaurus, muito comum em livros antigos. A cabeça, porém, foi totalmente embasada no crânio completo achado de Ankylosaurus magniventris.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Episódio 12 - FRACASSO POR ACASO

Depois de tanto tempo parado, está no ar o retorno triunfal da série Mesozoico Zoado!

Nesse episódio, Tirano e Rex terão uma missão árdua e nada fácil: caçar um anquilossauro solitário contando com a inteligência dos mesmos...