terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Doutor Troy

O PERSONAGEM

















Um dos personagens mais exêntricos da série "Mesozóico Zoado", Dt. Troy é um Troodonte que possui um Q.I elevado ao extremo, tão elevado a ponto de o mesmo conseguir "inventar" engenhocas similares ás que temos hoje (como televisão, micro-ondas, telefone, geladeira, piano, apontador, talheres, etc) e ainda coisas inimagináveis como uma máquina que consegue aumentar ou diminuir de tamanho qualquer objeto. Enfim, esse dinossauro é um cientista louco e, embora preste assistência gratuita aos seus colegas da região, é um tanto orgulhoso e meio "pirado" também, tanto é que por vezes ele tem o desejo de fazer experiências absurdas - e pra isso sempre é necessário uma cobaia...

O ANIMAL REAL


















O Troodon (cujo nome significa "dentes afiados") tinha de 2 à 3 metros de comprimento e era ágil e veloz. Tinha um cérebro relativamente grande e usava a sua inteligência para caçar na floresta mesosóica.
É considerado o dinossauro mais inteligente que já existiu devido ao tamanho desproporcional de seu cérebro; além disso, descobertas recentes indicam que esse animal era emplumado como uma ave.
Um achado most
ra que as mães Troodon provavelmente chocavam seus ovos e cuidavam de seus filhotes até estes poderem se adaptar ao habitat. A característica mais marcante do Troodon é que ele possuía o polegar oposto aos outros dedos, como um ser humano.

O aspécto do Dt. Troy foi inteiramente baseado nas descobertas recentes sobre o Troodon, tanto é que o mesmo é emplumado, aparentando uma ave (observe a semelhança do Troodon da ilustração aqui apresentada com o Doutor Troy).


APARIÇÕES NA SÉRIE

Brax

O PERSONAGEM




















Brax é o Braquiossauro (na verdade é um Giraffatitan) da série "Mesozóico Zoado". Apresenta um sério problema de perda de memória recente e ainda sofre ás vezes de transtorno bipolar. A "soma" desses dois problemas torna Brax um dinossauro chato (mas hilário), como pode ser visto aqui. Ou seja, ele se apresenta normal dado momento e de repente entra num transe rápido; logo em seguida muda tanto o que estava dizendo quanto o próprio comportamento... E mais: Para ele, Pinhoso é o seu melhor amigo, para a infelicidade do mesmo...
E pelo fato dos saurópodes possuírem cérebros pequenos, não se admira o fato de Brax possuir esse problema.

O ANIMAL REAL























O Braquiossauro ("lagarto braço") tinha o comprimento de uma quadra de tênis, a altura de um prédio de três andares e o peso de dez elefantes, foi um dos mais pesados e maiores dinossauros que já passaram pela Terra.

Com seu pescoço que media 10 metros o Braquiossauro podia alcançar árvores mais altas e arrancar as folhas, levando vantagem sobre outros herbívoros. Para poder crescer e se movimentar, o Braquiossauro precisava se alimentar constantemente. Acredita-se que ele comia cerca de duas toneladas de plantas por dia.

Ao contrário da maioria dos dinossasuros, suas patas dianteiras eram maiores que as traseiras. Possuía um coração muito forte para bombear o sangue pescoço acima, até o seu cérebro. Alguns cientistas acreditam até na hipótese do Braquiossauro possuir dois corações para executar essa tarefa. Ele foi descoberto em 1900 no colorado, EUA - denominado Brachiosaurus altithorax - , mas viveu também na Argélia e Tunísia. Há também uma espécie africana, com o nome científico de Giraffatitan brancai, que possui o esqueleto mais completo já encontrado - e de quebra o mais alto já montado - estima-se que braquiossauros africanos chegassem a até 15 metros de altura!

O aspecto do personagem Brax foi tomado por base na espécie de Braquiossauro conhecida hoje como Giraffatitan brancai. Dois detalhes interessantes que foram mantidos no desenho desse animal são as narinas elevadas no topo da cabeça e as patas dianteiras maiores que as traseiras.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

Pinhoso

O PERSONAGEM
















Pinhoso é o Irritator da série "Mesozóico Zoado" que possui uma atração estranha para má sorte. Em todas as histórias sempre acontece algum "desastre" com ele - e apesar de tudo ele sempre sobrevive. Como se não bastasse, ele ainda tem que "aguentar" um Braquiossauro que atormenta-o direto (como você poderá ver aqui). Não obstante, muitas vezes ele se dá mau por coisas que ele próprio faz acidentalmente.

O ANIMAL REAL


https://www.avph.com.br/jpg/irritator3.jpg 

Irritator challengeri foi um dinossauro da família Spinosauridae de porte médio que viveu no Cretáceo inferior, a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará. Caracteriza-se pelo focinho longo, patas posteriores impressionantemente bem desenvolvidas - que são as características da família - e por ter as narinas bem a frente dos olhos e uma protumberância (crista) na frente da cabeça, assim como nas aves. Tal como o Baryonyx, provavelmente se alimentava de peixe. Seus fósseis escassos impossibilitam uma medição exata de seu tamanho e peso.
Foi descoberto em 1996[1], assim como o dinossauro conhecido como Angaturama limai, que, é considerado pela maioria dos pesquisadores como um sinônimo de Irritator[2][3][4], já que os fósseis do Angaturama aparentemente completam o esqueleto do Irritator, embora ainda existam cientistas que defendem que Angaturama é um gênero separado e não sinônimo de Irritator.

O aspecto do personagem originalmente foi baseado nas adaptações antigas da espécie Spinosaurus aegyptiacus, com alguns "traços" do Suchomimus, e antes ele era de fato um Espinossauro, mas de acordo com as novas descobertas científicas e com o retorno da série Mesozoico Zoado em 2020, Pinhoso foi reclassificado como Irritator e teve algumas adaptações pontuais em seu visual. O nome "Pinhoso" é uma referência ao significado do seu nome científico da família Spinosauridae, "lagarto espinhoso".

APARIÇÕES NA SÉRIE:

Tirano e Rex

O PERSONAGEM













Tirano e Rex são os dois tiranossauros "bocós" da série "Mesozóico Zoado". Embora se pareçam fisicamente, eles não são irmãos, mas sim amigos de infância que compartilham o mesmo Q.I baixo (talvez isso se deva ao cérebro minúsculo que possuíam...). Ademais, são péssimos em caça, e algumas vezes chegam até a admitir isso, ou seja, é um problema que tentam resolver há um bom tempo.

O ANIMAL REAL



















O Tyrannosaurus rex (cujo nome significa lagarto tirano rei) foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo para poucos terópodes em tamanho, como o Spinosaurus.
Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tyrannosaurus abocanhava sua vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca. Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne. Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.
O Tyrannosaurus andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h. Cada pé possuía garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão. Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tyrannosaurus usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas. O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tyrannosaurus, por comida e pelo direito de se acasalar. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e pertencia ao grupo denominado terópodes.
Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado. Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer uma pressão enorme. Isso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.

O aspecto dos personagens da série "Mesozóico Zoado" foi tirado por base nos fósseis do tiranossauro apelidado "Sue", considerado o fóssil mais completo de Tyrannosaurus rex já achado.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

domingo, 12 de dezembro de 2010

Episódio 1 - ENSAIO (SEM CALÇA)

Está aí o 1º episódio de "Mesozóico Zoado"!
Nele, o Spinosaurus Pinhoso pega um teclado para tocar e cantar livremente, ou ensaiar para alguma apresentação, a música "Carinhoso". Porém (e como vocês verão no decorrer dos episódios) esse personagem tem um pé-frio muito grande, e não contava certamente com a interferência impertinente de um Brachiosaurus (chamado Brax) que sofre de perda de memória recente...
Confira!



E não perca o episódio de Janeiro: os "protagonistas" serão dois tiranossauros rex, pra adiantar...

Mesozoico Zoado!!!













A partir dessa semana entra em vigor uma nova série em animação: Mesozóico Zoado!
Obviamente esse desenho novo é com dinossauros, mas não espere ver algo como o "DinoTrem" ou "O Vale Encantado"... O desenho é simplesmente doido, algo que é pouco visto em desenho com dinossauros, quer dizer, qual desenho mostraria um Spinosaurus tocando teclado ou um Brachiosaurus cantando Macarena??

"Mesozóico Zoado", enfim, apresenta personagens que são espécies reais de dinossauros "caricaturadas", em seu ambiente natural (pré-história), porém em situações puramente "nonsenses". Na realidade os próprios personagens são malucos (aqui você poderá visualisar sobre cada um) .

Mensalmente (e se tudo correr bem) um novo episódio irá ao ar no Youtube. Os episódios são aleatórios (ou seja, um não é sequência do outro) e sempre é com personagens diferentes (o desenho tem uma gande gama de espécies / personagens como pode ser visto na abertura do desenho).

Confira as divulgações dos episódios do desenho "Mesozóico Zoado":

Mesozóico Zoado 1
Mesozóico Zoado 2
Mesozóico Zoado 3
Mesozóico Zoado 4
Mesozóico Zoado 5
Mesozóico Zoado 6