Serpente emplumada é o "vilão" da série "Mesozoico Zoado". Extremamente sádico e maquiavélico, possui um desejo absurdo e tenebroso: congelar todo o planeta Terra para exterminar todas as espécies, fazendo os pterossauros as únicas criaturas do planeta e, claro, com a Terra congelada, também ter um estoque inesgotável de peixe congelado. Para tal plano, esse Quetzalcoatlus conta com um comandante e um exército de Tropeognathus, prontos para obedecê-lo. Na série, seus planos sempre acabam sendo frustados por Tirano e Rex (e ás vezes pelos demais personagens também), não que seja de propósito...
O animal real
O Quetzalcoatlus foi um pterossauro que viveu na América do Norte, durante o Cretáceo superior (84-65 milhões de anos). O seu nome deriva do deus asteca Quetzalcoatl, uma serpente alada. O Quetzalcoatlus pertencia à família Azhdarchidae, de pterossauros sem dentes, e foi o maior animal alado da história geológica da Terra, com cerca de 15 metros de envergadura alar para um peso de 200 quilogramas. Outra característica deste animal era o longo pescoço. Os primeiros fósseis de Quetzalcoatlus foram descobertos no Texas por Douglas A. Lawson, em formações cretácicas. Até então, o recorde de envergadura para um animal alado pertencia ao Pteranodonte, outro pterossauro, com cerca de 10 metros. O Quetzalcoatlus veio aumentar este valor. Outros fósseis encontrados, do mesmo gênero, sugerem envergaduras ainda maiores, na ordem dos 18 metros, mas estes não se encontram bem preservados e a comunidade científica permanece céptica quanto a estes valores. Através dos esqueletos conhecidos de Quetzalcoatlus, não está claro qual seria o seu modo de vida e foram propostas diversas interpretações. As mais coerentes sugerem um tipo de vida semelhante às garças, marabus ou ainda como os bicos-de-tesoura, embora estudos indiquem que fosse como as cegonhas atuais. O Quetzalcoatlus desapareceu na extinção K-T, juntamente com os restantes pterossauros e com os dinossauros.
O nome do personagem, Serpente Emplumada, deriva justamente do significado do nome da espécie, emprestado do deus asteca Quetzalcoatl. Uma diferença do animal real para o Serpente Emplumada são os dentes, já que o animal real era desdentado e no desenho ele possui uma dentição similar á do pterossauro Ornithocheirus. De resto, o personagem segue exatamente as proporções reais da espécie, bem como o provável andar quadrúpede da mesma.