terça-feira, 6 de setembro de 2011

SANTANA

O Personagem




Santana é um Santanaraptor nordestino (como se o Santanaraptor não fosse nordestino...) que vive aparecendo de enxerido nos episódios do Mesozóico Zoado para vender alguma bugiganga. Apesar de ter uma exelente lábia, nem sempre consegue vender seus produtos; na verdade, e normalmente, os outros dinos compram dele as coisas só em casos de extrema necessidade, além do fato de que a maioria das coisas que ele vende são simplesmente estapafúrdias ou sem utilidade nenhuma para uma época ainda dominada por animais pré-históricos.

O Animal Real

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/images/20060127-santanaraptor.gif 


O Santanaraptor (Santanaraptor placidus, em latim "Predador de Santana") foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação Santana, Bacia do Araripe (CE). O fóssil encontrado media 1,6 metros e pertencia a um jovem dinossauro. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Apesar de pequeno, o dinossauro seria um grande predador, ágil e veloz. A descoberta de seu fóssil foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional. O material descoberto reúne sobretudo a parte posterior do esqueleto e da cauda, membros posteriores e parte da pélvis (bacia). Como estudos preliminares indicam o parentesco com o famoso Tyrannosaurus rex, foi baseado neste grupo de dinossauros Tyrannoraptora que a equipe do Museu Nacional inspirou-se para reconstituir o crânio do Santanaraptor. O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelo paleontólogo Alexander Kellner.

Como não foi encontrado o crânio do Santanaraptor, o personagem Santana possui a cabeça baseada na reconstrução exibida no Museu Nacional. Os detalhes acima das costas, como se fossem pêlos, são baseados no fato de que os Tyrannoraptora, como indicam os fósseis do dinossauro Guanlong, possuíam uma certa penugem no corpo. O chapéu e o jeitão de cangaceiro é uma sátira com base no local onde os fósseis do Santanaraptor foram achados: Ceará, justamente a "região do cangaço".


APARIÇÕES NA SÉRIE:


Episódio 6
Episódio 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário