segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTEGO

O Personagem
















Estegosauris, ou Estego, como gosta de ser chamado, é o estegossauro tagarela da série Mesozóico Zoado. É bem comunicativo, mas por vezes exagera, pois além de falar o que pensa ele possui uma alta tendência para fofoca, de forma que um segredo que é contado pra ele já se espalha por todo o Gondwana 10 minutos depois. Além disso, o Estego sofre um sério problema com a sua cauda: ela por vezes se mexe de forma autônoma, como se tivesse vida própria, o que garante muita confusão.


O Animal Real





O estegossauro (do latim "lagarto telhado") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico principalmente na América do Norte. Também foi encontrado um exemplar fossilizado em Portugal em 2006. Media em torno de 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Os estegossauros possuíam enormes placas ósseas nas costas, estendidas em pé e fixas á duríssima pele, usadas tanto para defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro, ou até mesmo como meio de exibição em época de acasalamento. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa. Uma característica curiosa é que há fortes indícios de que o estegossauro possuía dois centros nervosos em seu corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. O primeiro fóssil de estegossauro foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.

O Estego é baseado na espécie Stegosaurus stenops e traz todas as principais características da espécie, bem como o formato característico das placas ósseas dorsais. O fato do personagem não possuir controle sobre a própria cauda é uma sátira relacionada aos "dois cérebros" do Estegossauro.


APARIÇÕES NA SÉRIE:


Episódio 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário