sábado, 14 de maio de 2011

Glú

O Personagem





















Theriz, mais conhecido pelo apelido de Glú (por parecer um perú gigante com garras), é um dinossauro incomum, não só pelas garras das mãos extremamente grandes (que é típico de sua espécie; não é falta de higiene), mas pela mania de limpeza do mesmo. O seu passatempo predileto é varrer e deixar tudo limpo, nem que seja pra limpar titica de dinossauros maiores que ele. Ele jamais cortou as unhas das mãos, porém cuida delas muito bem, e periodicamente "lixa" as unhas dos pés... Apesar de toda essa mania de limpeza, Glú é casado e tem até um filho que não aprova muito a mania do pai.

O Animal Real




















O Therizinossauro cujo nome significa "lagarto Foice" foi um espetacular dinossauro com até 12 metros de comprimento (com o pescoço esticado e corpo ereto podia atingir a marca espetacular de 10 metros de altura) e garras gigantescas, provavelmente as maiores do Reino Animal.
O esqueleto de Therizinossauro foi descoberto em 1979 por uma Expedição Paleontológica da Mongólia, no Deserto de Gobi na Mongólia. Como a maioria dos animais viventes eles gastavam muito tempo se alimentando mais que em qualquer outra atividade. Eles enganchavam nas folhagens pacientemente com seus membros dianteiros, e os puxava para sua boca. É muito provável que dobrando seus membros dianteiros, o peso que suas patas traseiras suportava dobraria e ocasionalmente ocorreria fratura mais facilmente. Uma ótima habilidade para desfolhear permitiu que o Therizinossauro ocupasse um nicho ecológico inacessível até então para os herbívoros contemporâneos. Também foi especulado que eles usariam suas garras para coletar e alimentar-se de raízes. Pesavam aproximadamente 3,3 toneladas só os seus braços mediam quase 2 metros de comprimento! Na verdade o Therizinossauro era um carnívoro que se tornou herbívoro, por isso possuí garras de carnívoro e corpo, ainda em processo de adaptação, de herbívoro. Há indícios de que ele deveria possuir penas no corpo.
Diversos ovos de Therizinossauro foram encontrados fossilizados e demonstram claramente como seria o corpo deste estranho e belo animal.

O personagem Glú talvez seja uma das poucas representações de Therizinossauro em desenho animado. Os principais detalhes anatômicos da espécie Therizinosaurus cheloniformis, bem como as enormes garras e o corpo coberto de penas, podem ser vistos no personagem.

APARIÇÕES NA SÉRIE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário